Scrum e Kanban são ferramentas alinhadas com a cultura Ágil, sendo comum duvidas na hora da escolha. Afinal, quais as diferenças? Qual melhor para o meu projeto? Esse post busca colaborar. Então vamos lá!
O primeiro passo para entender essa diferença é saber que Kanban não é apenas um quadro. Kanban é uma estrutura, uma metodologia, uma filosofia e o quadro é apenas uma ferramenta. Por outro lado, você deve entender que seu quadro Scrum é diferente de um quadro Kanban, e esse é um dos maiores mal-entendidos, porque todo mundo o chama de ‘Kanban’.
Scrum é mais adequado para produtos e projetos de desenvolvimento. Essencialmente, você seleciona o trabalho para o próximo sprint de antemão. Você então bloqueia o sprint, faz todo o trabalho e, depois de alguns sprints, sua fila deve estar vazia.
Kanban é melhor para suporte à produção. O limite aqui não é um Sprint, o limite é o tamanho das filas (cada coluna do seu quadro) chamado limite de Trabalho em Andamento, em inglês, Work in Progress (WIP).
Ok, vamos começar a analisar cada tópico Scrum específico e as diferenças do Kanban:
- No Scrum, você divide o time em equipes pequenas, multifuncionais e auto-organizadas. No Kanban, você não precisa ter equipes multifuncionais.
- Scrum Master, Product Owner e time de desenvolvimento são funções específicas no Scrum, mas já no Kanban não existem funções especificas.
- No Scrum, a reunião diária é o coração do projeto. No Kanban, não é obrigatório.
- No Scrum, você deve dividir o tempo em iterações curtas de comprimento fixo (1–4 semanas), com software potencialmente entregável demonstrado após cada iteração. No Kanban, é um trabalho contínuo, você não tem iterações.
- No Scrum, você deve classificar a lista de entregas por prioridade e estimar o esforço relativo de cada item. No Kanban, você não estima o trabalho.
- No Scrum, com base nos insights obtidos ao inspecionar a entrega após cada iteração é feita uma otimização e atualização de prioridades em colaboração com o cliente. No Kanban, isso não acontece.
- No Scrum, você tem eventos fixos de eventos como Iniciação, Planejamento, Revisão e Retrospectiva. No Kanban, não.
- No Scrum, você deve otimizar o processo tendo uma retrospectiva após cada iteração. No Kanban, não.
- No Scrum, você deve ter um Product Backlog e usualmente um Burndown chart. Você não tem isso no Kanban
Então, o que está no Kanban? Vamos dar uma olhada em contraste com o Scrum:
- Kanban foca em apresentar um fluxo de trabalho de equipe dando a oportunidade para eles visualizarem e melhorarem o mais rápido possível. Scrum tem processos e cerimônias fixas.
- Kanban permite que você use quaisquer colunas nomeadas em seu quadro para ilustrar onde cada item / produto / serviço está no fluxo de trabalho. Scrum é focado nas entregas com colunas específicas: Backlog, Sprint Backlog, Doing e Done.
- O Kanban limita o “Work In Progress” (WIP). No Kanban, você deve atribuir limites explícitos para quantos itens podem estar em andamento em cada estado do fluxo de trabalho. No Scrum, não existe nenhuma regra sobre isso.
- Uma das coisas mais importantes no Kanban é medir o tempo de espera (tempo médio para concluir um item, chamado de “tempo de ciclo”). Isso é muito importante porque oferece a oportunidade de otimizar o processo para tornar o lead time menor e mais previsível possível.
- As mudanças são feitas conforme necessário no Kanban. No Scrum, as mudanças não podem interromper o Sprint
Qual é o melhor? Não existe. Cada um se encaixa melhor em uma situação específica. O que posso garantir para você é que uma versão mista de ambos pode lhe dar os melhores resultados.
Então, lendo este artigo, você poderia definir se executa um Scrum ou Kanban na sua empresa?
Avise-se nós! Será um prazer interagir com você.